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Os cosméticos são essenciais
Para além de tornarem evidente que os produtos cosméticos são essenciais para os consumidores europeus, os resultados desse mesmo estudo revelaram que o caráter essencial que é percecionado pelos consumidores relativamente a algumas categorias de produtos pode divergir entre eles. E é legítimo e expectável que assim seja.
Vejam‑se, por exemplo, algumas das diferenças encontradas entre género, grupo etário e país de residência.
Ainda que a importância atribuída aos produtos cosméticos, em geral, pelos consumidores do género masculino tenha vindo a aumentar consideravelmente, os produtos para a maquilhagem continuam a ser mais valorizados pelos consumidores do género feminino.
O perfume é percecionado pelos adolescentes como uma forma de exprimir o seu próprio estilo e aumentar a sua autoconfiança, sendo o melhor exemplo de um produto cosmético especialmente valorizado a partir da adolescência, pelo reconhecido benefício nas interações sociais.
Um outro exemplo são os produtos cosméticos para os cuidados relacionados com a exposição solar, naturalmente percecionados como mais importantes para os cidadãos europeus que residem nos países do sul da europa.
Em suma, o contributo da indústria cosmética para a proteção da saúde humana, individual e coletiva, e o carácter essencial dos produtos cosméticos, em todas as fases da vida, são dois aspetos indubitavelmente reconhecidos pelos consumidores europeus que utilizam, diariamente, diversas categorias de produtos cosméticos.






Percepção do consumidor
Um estudo sobre a perceção do consumidor europeu face aos produtos cosméticos, publicado pela Cosmetics Europe em 2022, revelou que um consumidor europeu utiliza, em média, mais de 7 produtos cosméticos diferentes, por dia, e quase 13 produtos cosméticos diferentes, por semana. Esse mesmo estudo revelou, também, que 72 % dos consumidores europeus consideram que os produtos cosméticos são importantes ou, mesmo, muito importantes no seu quotidiano.
Os cosméticos são verdadeiramente apreciados e valorizados pelos consumidores europeus que utilizam estes produtos nos seus hábitos de higiene pessoal, reconhecendo o seu relevante contributo para a melhoria da qualidade de vida e para a proteção da saúde, individual e coletiva.
Mas, os cosméticos são muito mais do que aparentam. Para a grande maioria dos consumidores europeus, os cosméticos são percecionados como produtos essenciais para o seu completo bem-estar físico, mental e social. Os consumidores europeus têm consciência que ao cuidarem da sua aparência, estão a reforçar a sua autoestima e a sua autoconfiança, qualidades fundamentais para construir e manter relacionamentos saudáveis e lidar melhor com os desafios do dia a dia.